segunda-feira, 27 de maio de 2013

Andando de Automóvel...


A energia necessária para movimentar um automóvel, caminhão ou avião é resultado da queima de um combustível, que pode ser gasolina, álcool, óleo, diesel ou querosene.

No motor do automóvel, o combustível é misturado com ar injetado no interior dos cilindros, onde é comprimido. Na presença de uma faísca, a mistura queima tão rapidamente que explode. Os gases liberados durante essa combustão movem pistões, que, conectados a outras engrenagens, fazem a roda andar.

Energia Química (combustível) -> Energia Mecânica (movimento)

De onde vem o petróleo?


Acredita-se que animais e plantas mortos há milhões de anos foram se acumulando em regiões mais baixas da Terra, onde foram soterrados e recobertos pela água de lagos e mares. Na ausência de oxigênio, essa matéria orgânica foi pouco a pouco transformada em compostos, formando gotas de óleo. Com o tempo, esse material infiltrou-se nos poros das rochas sedimentares, constituindo as jazidas de petróleo. À medida que cresce a população, aumentam as necessidades energéticas, porém esses combustíveis não são renováveis e estão se esgotando. 



Biocombustíveis


Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais. As principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, soja e etc. O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo (gasolina, diesel, etc.) ou utilizado puro. 
Existem muitas vantagens para o uso do biocombustível ao invés de combustíveis de energia não renovável: emite menos gases poluentes durante a combustão, contribui para o aumento de emprego na zona rural, é uma fonte renovável e reduz a dependência de fontes de origem fóssil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário