segunda-feira, 27 de maio de 2013

Energia de Maremotriz




Você sabia que existe uma energia provinda das ondas do mar? E que dependendo do local onde ela for instalada pode mudar a vida dos moradores da região socialmente e economicamente?
A energia de Maremotriz é a energia criada através das ondas do mar. Essa energia é provinda de uma fonte renovável e pode ser usada complementando a energia eólica ou até mesmo a solar.  Pois seu melhor funcionamento é no período entre 8h até 17hrs.
O funcionamento é bem simples. A energia potencial é transformada em energia mecânica que alimenta as baterias gerando energia. Ficou confuso? Vamos explicar. Essa usina é montada da seguinte forma: Braços mecânicos ficam sendo movimentados por floats pelo movimento das ondas do mar. Esses braços movimentam o dínamo que vai alimentar as baterias gerando energia. Pronto. Temos uma usina de maremotriz. Apesar de o custo ser alto o retorno da mesma não demora a vir.
Para esse tipo de energia é necessário estudar um local que possua uma boa amplitude nas ondas. O Brasil tem pesquisado os melhores lugares para começar a instalar a sua usina. Estados como Ceará e Paraíba estão sendo bem avaliados.  As informações que temos é que teremos um impacto ambiental visual, e no período da construção a vida dos moradores locais, no caso, os pescadores serão um pouco prejudicados. Uma saída seria a contratação e treinamento destes moradores para que os mesmos não fiquem sem renda.
Sabemos que países como França e Portugal já estão com usinas de Maremotriz em funcionamento, sendo que a usina da cidade de La Rance na França é a maior usina gerando 240 MW.
As usinas por serem novidades chamam atenção dos Turistas e levam os mesmos a procurarem cidades que existem essas usinas. Com isso a população local consegue aumentar sua economia e sua parte social construindo escola para os moradores.
Essa é mais uma energia renovável que pode mudar a cara do nosso País.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WYx-AdfilCM

Energia Eólica, uma energia renovável e promissora




A energia eólica é gerada pelo vento, portanto é oriunda de uma fonte renovável, abundante e limpa, ou seja, não polui o meio ambiente.
Antigamente foi aproveitada para fazer funcionar a engrenagem de moinhos e mover barcos impulsionados por velas. Mas hoje em dia ela é utilizada para gerar energia elétrica.
Como funciona?
A turbina eólica é responsável pela produção de energia elétrica a partir da energia contida nos ventos. Isso ocorre em três etapas. Primeiramente a energia cinética contida no vento é captada, sendo então convertida em energia mecânica e ao final do processo, ela é transformada em energia elétrica propriamente dita, pelo gerador elétrico.
No entanto, para que isso ocorra é necessário que os ventos tenham velocidade regular, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como monções.
Vantagens
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente, não emite gases poluentes nem gera resíduos na sua operação e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.
Além disso, os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno, como a agricultura e a criação de gado. Contribuem também para a criação de empregos, investimentos em zonas desfavorecidas e redução da elevada dependência energética do exterior.
Vale ressaltar também que os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção, sendo ela semestral. E como é uma fonte mais barata de energia pode competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.
Desvantagens
Além de produzir poluição sonora e visual, também pode interferir na rota migratória de pássaros e causar interferências eletromagnéticas que podem perturbar os sistemas de telecomunicações. Soma-se a isso o grande investimento inicial feito que necessariamente não tem um retorno rápido.
No Brasil
O Brasil possui um território vasto e um grande potencial de geração de energia elétrica utilizando o vento, mas ainda produz pouca energia a partir desta fonte. No entanto, o setor aos poucos vai crescendo com a instalação de mais parques eólicos e estima-se um acréscimo de cerca de 2 GW por ano, a partir de 2013. Com isso, projeta-se que o Brasil ocupe a 4º ou 5º posição em capacidade instalada no ranking mundial em 2016.
No Brasil, o primeiro aerogerador foi instalado em junho de 1992, em Fernando de Noronha – PE, a partir do projeto realizado pelo Grupo de Energia Eólica da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com financiamento do Folkecenter (um instituto de pesquisas dinamarquês), em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco – CELPE.
Hoje possuímos 71 parques eólicos em operação, entre eles podemos citar:
  • Complexo Eólico Alto Sertão I: localizado no estado da Bahia, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 300 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). O complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilhão de reais.
  • Parque Eólico de Osório: localizado no estado do Rio Grande do Sul, é o segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil com uma capacidade instalada de 150 megawatts.
  • Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts.
Podemos citar muitos parques eólicos, mas a região que se destaca mesmo é o Nordeste. Pois a área conta com boa velocidade de vento, baixa turbulência e uniformidade. Vale ressaltar também que esse tipo de matriz é muito importante, por que os ventos são mais fortes nos períodos de seca, quando a produção das hidrelétricas tende a cair.

Tomada solar recarrega aparelhos na janela


Chega de ficar procurando tomada para carregar seu celular.
Foi criada uma tomada que você gruda na janela e recarrega aparelhos com energia solar O “Windows Socket” é uma criação dos designers Kyuho Song e Boa Oh.
É um conceito de tomada portátil que funciona de um jeito bem simples. Basta grudar a tomada no vidro de uma janela que receba bastante luz solar. Aí é só usá-la para recarregar seus aparelhos eletrônicos. Segundo seus criadores, o Windows Socket levaria de 5 a 8 horas para carregar completamente. A energia armazenada duraria 10 horas.





A Hidroelétrica que alterou o tempo e o eixo de rotação da Terra


A Gigantesca Hidrelétrica de Três Gargantas, sendo a central hidrelétrica com maior barragem e também a maior represa do mundo, e, segundo estudiosos da área, é tão grande que teria alterado a velocidade de rotação da Terra.
Mas será isso uma verdade?
O que esta barragem  poderia ter de tão especial para alterar a rotação da Terra, isso seria possível?
A Represa das Três Gargantas interrompe o fluxo do rio Yangtze, o maior rio da China, na província de Hubei. O lago produzido pela alagação tem 660 km de comprimento e 1,12 km de largura, em média, com uma superfície total de 1.045 km². O volume total de água na represa é de 39,3 km³, pesando mais de 39 trilhões kg.
Elevar 39 trilhões de kg. de água a 175 metros acima do nível do mar altera o momento de inércia da Terra, ocasionado a perda de velocidade de rotação do planeta. É semelhante a um fenômeno em que acontece quando um patinador encolhe os braços e gira mais rápido, e vice-versa.
Só que, no caso da Terra, 39 trilhões de kg, não é muita coisa e essa diferença, apesar de existir, é praticamente imperceptível para os habitantes do planeta. Usando o mesmo cálculo ao que foi feito quando o terremoto do Japão foi acusado de encurtar os dias na Terra, cientistas da Nasa chegaram a conclusão que o dia deve ficar 0,06 microssegundos mais comprido com a elevação dessa massa.
Também deve alterar bem pouco a posição do eixo da Terra, em 2 centímetros, além de deixá-la um pouco mais alongada no equador e chata nos pólos.
Fonte: The Energy Library TEL 2, JPL Nasa, Nasa News



A Energia Elétrica

A energia elétrica que abastece as cidades é produzida nas usinas geradoras de eletricidade, que podem funcionar a partir de diferentes fontes. As hidrelétricas, termelétricas e nucleares são as mais convencionais, produzindo eletricidade em larga escala.
As hidrelétricas utilizam a energia de queda d'água, as termelétricas o calor proveniente da queima de um combustível e as nucleares, o combustível usado é um elemento radioativo, em cujo núcleo atômico ocorrem reações nucleares (fissão nuclear), que geram grande quantidade de energia na forma de calor.


Clique aqui para ver uma animação de usina hidrelétrica

Essa energia gerada nas usinas é transportada até os locais de consumo: estradas, ruas, casas, indústrias, e ali é transformada em energia luminosa, ou em outras formas de energia, quando os tipos de aparelhos são ligados. Por exemplo:

  • Em Energia Térmica: em chuveiros, ferros, aquecedores;
  • Em Energia Mecânica (movimento): em liquidificadores, ventiladores;
  • Em som: Rádios, Cd players, alto-falantes;
  • Em som e imagem: TV e computadores.

Andando de Automóvel...


A energia necessária para movimentar um automóvel, caminhão ou avião é resultado da queima de um combustível, que pode ser gasolina, álcool, óleo, diesel ou querosene.

No motor do automóvel, o combustível é misturado com ar injetado no interior dos cilindros, onde é comprimido. Na presença de uma faísca, a mistura queima tão rapidamente que explode. Os gases liberados durante essa combustão movem pistões, que, conectados a outras engrenagens, fazem a roda andar.

Energia Química (combustível) -> Energia Mecânica (movimento)

De onde vem o petróleo?


Acredita-se que animais e plantas mortos há milhões de anos foram se acumulando em regiões mais baixas da Terra, onde foram soterrados e recobertos pela água de lagos e mares. Na ausência de oxigênio, essa matéria orgânica foi pouco a pouco transformada em compostos, formando gotas de óleo. Com o tempo, esse material infiltrou-se nos poros das rochas sedimentares, constituindo as jazidas de petróleo. À medida que cresce a população, aumentam as necessidades energéticas, porém esses combustíveis não são renováveis e estão se esgotando. 



Biocombustíveis


Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais. As principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, soja e etc. O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo (gasolina, diesel, etc.) ou utilizado puro. 
Existem muitas vantagens para o uso do biocombustível ao invés de combustíveis de energia não renovável: emite menos gases poluentes durante a combustão, contribui para o aumento de emprego na zona rural, é uma fonte renovável e reduz a dependência de fontes de origem fóssil.

De onde vem nossa energia?

Nosso organismo não cria energia, precisamos retirá-la dos alimentos que comemos. Uma parte vem diretamente das plantas, como feijão, arroz e batata. Outra parte, como leite e carne, provém dos animais.

A pirâmide alimentar é um esquema gráfico que distribui os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usada como um roteiro para uma alimentação saudável. 

Já as plantas captam a energia luminosa do Sol para produzir alimento num processo denominado fotossíntese. Aqui tem um vídeo bem simples para explicar a fotossíntese.

Energia Luminosa -> Energia Química 


Beijos e até a próxima!

Introdução

Hoje em dia a palavra energia é usada com muita freqüência. Não só na escola, em aulas de ciências ou outras matérias, mas também nos jornais, na TV, nos livros, na propaganda, em conversas e debates dos mais variados tipos. São muitos os modos e significados em que se emprega essa palavra: "Que energia tem essa criança!"; "Tal refrigerante dá mais energia a sua vida"; "O mundo está as voltas com uma crise de energia"; "O consumo de energia nesta casa é muito alto"... E por aí vai. Pense quantas imagens vem a sua cabeça associadas à esta palavra.

A Energia na Linha do Tempo:  Iniciando com o Big-bang (15 bilhões de anos), passando pela Terra (5 bilhões), Origem da Vida (3 bilhões), Homo sapiens (30 mil), Uso de animais de tração (5 mil), Roda d'água (2 mil), Moinho de vento (800), Máquina à Vapor (250), Primeira usina de eletricidade (150), Petróleo (100), Energia Atômica (50).