Aula preparada para o segundo segmento do ensino
fundamental.
Série: 7ª
Tema: O ciclo da água na natureza.
Introdução:
Com duas jarras de água os alunos vão poder observar o
fenômeno de condensação, uma das mudanças de estado físico que ocorre no ciclo da
água.
A água líquida da superfície evapora e se mistura ao ar na
forma de vapor de água. Parte do vapor de água presente no ar atmosférico se
condensa formando nuvens, cujas gotas terminam por se precipitar na superfície
terrestre, fechando o ciclo da água.
Em locais de clima muito frio a água pode voltar a
superfície na forma de neve . Mesmo em lugares quentes, ás vezes, pode ocorrer
uma chuva de granizo, que são pequenas pedras de gelo.
Conhecer o ciclo da água e compreender sua importância para
a manutenção da vida no planeta permite ao aluno, refletir sobre a importância
da conservação dos recursos do ambiente e da utilização da água.
Objetivo:
a)
Ajudar o aluno a utilizar corretamente os termos
evaporação (evaporar) e condensação (condensar).
b)
Relacionar as transformações de estado, evaporação
e condensação, com fenômenos naturais que eles estão acostumados a observar.
Por exemplo: Quando uma roupa seca no varal houve uma evaporação; quando uma
jarra cheia de suco gelado fica suada, houve condensação; para formar uma nuvem
é preciso que o vapor de água da atmosfera se condense formando as gotículas de
água que compõem as nuvens.
Material:
Para os alunos = Uma folha de
papel pautado, lápis e borracha.
Para o professor=Duas jarras,
água, gelo, papel-toalha ou pano para secar.
Procedimento: Os alunos devem
estar reunidos em duplas. Na segunda parte da atividade a classe forma um
círculo para que todos se pronunciem. Logo depois as duplas se reúnem e
realizam a parte final do trabalho.
Obs. Esta atividade pode ser
desenvolvidas em duas aulas ( de 40 a 50 minutos cada).
Iniciando o experimento:
Encha as duas jarras com água, e
em uma delas, coloque uma boa quantidade de gelo. Em seguida, faça as seguintes
perguntas aos alunos, escrevendo as na lousa para que as duplas possam copiar.
1)O que é aquela “fumacinha” que
vemos quando abrimos a porta de um congelador, ou em volta de um sorvete bem
gelado?
2)Depois de lavada, a roupa
molhada vai para o varal . Lá a roupa seca. Quando a roupa está seca, para onde
foi a água que estava nela?
3) Por que uma das jarras está
ficando molhada por fora e a outra continua seca?
Logo após, cada dupla deverá
discutir o que acha e escrever as sua respostas. Espera-se um tempo até que
todos tenham respondido. Em seguida forme um círculo para que cada dupla apresente a sua resposta e estas podem ser
comentadas pelas outras duplas com o
professor atuando apenas como coordenador dos debates.
Quando achar que já houve
discussão suficiente, solicite as duplas que vejam um vídeo a respeito do ciclo da água, e após ver
este vídeo, solicite que as dupla voltem
a se reunir e responda novamente as perguntas de inicio sem apagar a primeira
resposta , para que os próprios alunos possam analisar o que aprenderam com a
atividade.
Ao final dessa atividade
estabelecer com a turma os significados dos termos “evaporação” (passar do
estado líquido para o estado gasoso) e condensação (passar do estado gasoso
para o estado líquido). Pergunte aos alunos se eles se lembram de situações nas
quais se podem observar evaporação e condensação.
2. Busca por
recursos na web.
Busque
pelo menos 5 recursos na web que podem ser materiais didáticos, sites, etc,
que estejam relacionados ao tema proposto por você para essa aula e descreva-os
na tabela abaixo:
Nro
|
Descrição/Nome
|
Localização
(URL)
|
Observação
|
1
|
Cartilha ser amigo da água
|
Cartilha_Ser_Amigo_da_Agua.pdf
|
Este site é voltado para
quem gosta de desenho
|
2
|
Ciclo hidrológico
|
http://pt.wikipedia.org/wiki
/Ciclo_hidrol%C3%B3gico
|
Neste site encontra-se
mais explicações
|
3
|
Ciclo da água na natureza
|
/2011/01/agua-na-natureza.html
|
Neste site encontra-se
tanto foto explicativa quanto textos.
|
4
|
Ciclo da água
|
http://www.ciclodaagua.com.br/
|
Este site também possui
fotos e textos explicativos.
|
5
|
Ciclos da água na
natureza.resumo e imagens
|
http://www.reidaverdade.net/ciclos-da-agua-na-natureza-resumo-imagens.html
|
Este site possui bastante
imagens que podem ajudar a visualização dos ciclos
|
3. Descreva qual metodologia ativa de aprendizagem você
vai suar na sua
aula e porque você a considera uma metodologia ativa de
aprendizagem.
R: Eu estou usando a metodologia ativa
de aprendizagem de reflexão crítica em grupo onde os alunos vivem uma
experiência e podem relacioná-la a fatos que acontecem no seu dia-a-dia, como
roupas secando no varal e etc... Para depois refletirem em grupo exponde suas
conclusões e fazendo com que o aluno tenha um envolvimento ativo no seu
aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário